Quem já estudou em alguma das nossas Escolas Públicas deve lembrar que era só tocar o sinal para o “lanche” que em questão de minutos a fila em frente à cantina estava repleta de estudantes aguardando a sua vez para receber a merenda preparada com tanto amor e carinho pela equipe de merendeiras das nossas escolas.
As nossas cozinheiras são auxiliadas pela nutricionista da Secretaria de Educação que elabora um cardápio completo e diário que engloba os mais variados alimentos. Trazendo pra a alimentação dos nossos alunos muitos nutrientes e vitaminas.
“A nutrição infantil reflete muito na vida dos indivíduos, em especial nas fases pré-escolar e escolar, onde o desenvolvimento intelectual, motor e corporal demandam muita energia e nutrientes, devendo estar presentes adequadamente na alimentação desse grupo. Também é nessa fase que são criados hábitos e preferências alimentares. Isso tudo terá reflexos na vida adulta, pois aprendendo a comer bem se reduz significativamente os riscos de ter diabetes mellitus, doenças cardíacas, obesidade e uma série de complicações que maus hábitos alimentares de uma vida trazem”, relatou a nutricionista Luciane Pitton, responsável técnica PNAE- Água Santa.
A escola é uma grande fomentadora da alimentação saudável, mas é importante que ela também seja replicada em casa, é o que relata a nutricionista da Secretaria de Educação, Luciane Pitton. “Tanto a escola quanto a família tem papel fundamental nesse aprendizado de escolhas, a escola oportunizando o acesso à alimentação adequada e na formação de hábitos bons e a família incentivando e complementando esse processo, em especial auxiliando a fortalecer a consciência alimentar dos nossos pequenos”.
Quando escola e família trabalham juntos os resultados são mais expressivos, mais duradouros que possamos juntos continuar oferecendo alimentos de qualidade, alimentos saudáveis e que os nossos alunos/filhos tenham a certeza que estão ingerido todas as vitaminas e nutrientes de que precisam para o seu crescimento e para a manutenção da sua saúde.
A secretária de educação e cultura, Andriessa de Moraes de Souza, salientou a importância de disponibilizar aos alunos uma merenda escolar mais saudável. “O nosso foco é disponibilizar a melhor educação e a melhor alimentação que os nossos alunos precisam, e trabalhamos diariamente para que isso sempre ocorra em Água Santa. Com o empenho de toda equipe da Secretaria de Educação e o apoio das famílias dos nossos alunos continuaremos no caminho da aprendizagem e da alimentação saudável”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *