O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Água Santa já recebeu a primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Ciptea.
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – Ciptea, tem o objetivo de garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A Ciptea pode ser solicitada no formulário disponibilizado no site da FADERS, no link: www.faders.rs.gov.br, onde o responsável deverá preencher os dados e anexar os documentos, conforme explicitado na lei ou se dirigir até no CRAS para receber auxilio na hora da confecção da carteira.
Confira a lista de documentos necessário para fazer a solicitação da Ciptea:
➡ Documento de identidade da pessoa com TEA;
➡ Documentos de identidade e CPF dos responsáveis legais;
➡ Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro Autista devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa com TEA;
➡ Fotografia no formato 3 x 4 da pessoa com TEA;
➡ Cartão do SUS, se possuir convênio a carteira do mesmo;
➡ Receituários caso faça uso de medicações e se possível informar a tipagem sanguínea.
A Ciptea terá validade de 05 anos, devendo ser mantidos atualizados os dados cadastrais do identificado, e deverá ser revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com transtorno do espectro autista em todo o território nacional.