O município de Água Santa firmou contrato com uma empresa de engenharia e arquitetura chamada Abaporu no dia 23 de junho no corrente ano com o intuito de dar vida à um patrimônio histórico de Água Santa que há muito tempo está precisando de um olhar atento, gentil e de amor para a história de toda uma comunidade.
O contrato firmado é para prestação de serviço para realização de projeto arquitetônico com restauro da edificação tombada a nível municipal conhecida popularmente como “Casarão”.
O projeto arquitetônico será realizado em três etapas, sendo a primeira etapa o restauro, que contará com levantamento de patologias; estudo de combate às patologias; técnicas de restauro aplicadas ao projeto em questão; assessoria técnica com especialista. A segunda etapa do projeto são atividades complementares com munícipes, onde haverá roda de conversa com a comunidade; roda de conversa com a sociedade civil organizada; Google Forms com perguntas direcionadas para a comunidade; reunião de todos os documentos e projetos técnicos direcionados a revitalização do Casarão já efetuados, sendo eles de governo ou de trabalhos acadêmicos.
A terceira e última etapa é o projeto arquitetônico e sistemas complementares que é dividido em 05 eixos, sendo o primeiro: o programa de necessidades: que tem por objetivo levantar os desejos dos clientes, além de suas principais necessidades, na busca da resposta mais adequada acerca do projeto a ser desenvolvido; O segundo eixo: estudos preliminares: são os primeiros esboços, croquis e esquemas, a partir dos quais o projeto começa a se definir. Inicia-se após assinatura do contrato. O terceiro eixo: anteprojeto: quando as plantas, croquis e detalhamento ganham maior clareza e dimensionamentos mais precisos. O quarto eixo: projeto executivo: é o projeto que será utilizado na execução dos ambientes. Envolve detalhes arquitetônicos, projeto estrutural, elétrico, hidráulico, hidrossanitário com especificações dos materiais e rigor nos dimensionamentos. Inicia-se após a aprovação do anteprojeto. O quinto eixo: acompanhamento da obra: compreende os serviços de acompanhamento para verificação se os responsáveis pela execução e instalação do projeto executivo proposto, estão executando o mesmo em conformidade com o que foi projetado. Inclui elaboração de relatório por visita com descrição/comentários do andamento da obra.
O projeto já teve início, colocando-se em curso a realização de mais um sonho da população água-santense: ver o Casarão, tão imponente e cheio de memorias e histórias, restaurado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *