Na tarde da última quinta-feira, 24 de agosto, reuniram-se no Ginásio Municipal de Esportes Marcos Aurélio Danelli, pais, comunidade escolar, autoridades municipais e a comunidade em geral, para juntos explorar um tema que não apenas desafia nossa compreensão, mas também enriquece nosso entendimento sobre a diversidade humana.
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura a palestra “Autismo na visão de um autista”, ministrada pelo palestrante, escritor, músico e youtuber, Marcos Petry, não só explicou e ensinou, mas abriu mentes e corações para a compreensão do autismo.
Os presentes puderam, com as palavras de Marcos, entender como criar um ambiente mais inclusivo onde o entendimento mútuo floresce e cada indivíduo é reconhecido por suas habilidades, potencialidades e contribuições únicas.
O Transtorno do Espectro Autista – TEA é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. Os sinais do TEA começam na primeira infância e mantêm-se pelo resto da vida. O TEA acomete cerca de 1 a 2% da população mundial, com maior prevalência no sexo masculino, e as causas são multifatoriais, com grande influência genética, mas também com participação de aspectos ambientais.
O secretário de educação e cultura, Daniel Poletto de Souza, em seu discurso falou que “esse é um momento para aprendermos e melhorarmos como profissionais e pessoas” e finalizou dizendo que “a Secretaria de Educação levará adiante a mensagem que o Marcos Petry nos passou e estará trabalhando em todas as suas escolas com professores, coordenadores, equipe diretiva, alunos e demais funcionários sobre a inclusão, aceitação e a redução do estigma, tudo isso com o apoio adequado aos alunos com TEA e também aos seus familiares”.
A presença de cada um engrandeceu o evento, mas a presença dos municípios de Ciríaco, Tapejara, David Canabarro, Casca, Lagoa Vermelha, Santo Expedito do Sul e Santa Cecília do Sul foram enriquecedoras. Agradecemos a presença de cada um de vocês que vieram de perto ou de longe.
A Secretaria de Educação e Cultura também agradece a Associação de Pais e Amigos da Educação Especial de Água Santa e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação que foram parceiros dessa ação.


