Prefeitura de Água Santa

O MUNICÍPIO

NOSSA HISTÓRIA

Água Santa é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul. É considerada cidade pequena, com população estimada em 3.841 habitantes. Local tranquilo e com pouca poluição, possui grande número de árvores e de mata nativa preservada. A renda per capita do município é de R$ 68 955,50 (IBGE/2015), sendo considerado o maior PIB per capita do Estado do Rio Grande do Sul. O que rendeu a Água Santa grande destaque no cenário nacional.

Por volta de 1920, vieram para a localidade de Água Santa imigrantes italianos oriundos das regiões de Antonio Prado, Veranópolis e Garibaldi e arredores, formando assim o primeiro núcleo de moradores. Quando esses se fixaram na região, descobriram uma gruta natural, distante 2 km da atual sede do município. Nesta gruta brota uma fonte cuja água era considerada milagrosa pelos primeiros moradores, que acreditavam ter ela curado várias doenças. Hoje é o principal ponto turístico do município, considerado um lugar santo.

Água Santa é conhecida também pela sua reserva indígena, modelo na região. Localizada a 2 km da cidade abriga aproximadamente 60 famílias de indígenas de origem Kaingang. O seu sustento vem da essencialmente da agricultura. Ainda, em 2014 Água Santa recebeu um acampamento indígena na Comunidade do Faxinal onde permanece até hoje.

Do ponto de vista étnico, a população de Água Santa, em 95% é composta de descendentes de origem italiana; este fato é responsável pela presença de costumes, hábitos e tradições italianas, especialmente, a profunda religiosidade do povo, tradicionalmente católico.

GEOGRAFIA E LOCALIZAÇÃO

O Município de Água Santa está situado a nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, pertencente à região nordeste do Estado e microrregião de Passo Fundo. Situada a 659 metros de altitude, Água Santa tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 28° 10′ 39” Sul, Longitude: 52° 2′ 6” Oeste.

O município de Água Santa localiza-se a 15 km da BR-285 e a 288 km da Capital do estado. A estrada estadual rs-428 é pavimentada até a cidade, passa pelo Rio Carreteiro e pelo Rio dos Índios, um dos afluentes do rio Uruguai. Nestes 15 km há uma descida de, aproximadamente, 60 metros composto de uma belíssima paisagem de matas (muitas árvores sobreviventes da mata atlântica) e de lavouras, principalmente de soja e milho no verão, trigo e cevada no inverno.

A área atual do município se estende por 291,8 km² e conta com 3.748 habitantes. A densidade demográfica é de 12,8 habitantes por km² no território do município.

HOTÉIS E RESTAURANTES

Tareku’s Bar

Endereço: Av. Porto Alegre, 1671, Água Santa – RS, 99965-000

Telefone: (54) 3348-1182

 

Hotel e Restaurante Recanto Mineiro

Endereço: Av. Porto Alegre, 610, Água Santa – RS, 99965-000

Telefone: (54) 3348-1036

 

Cantina’s Bar e Restaurante

Endereço: Rua Regina Bianchi Peruzzo, 367, Água Santa – RS, 99965-000

Telefone: (54) 3348-1271

 

Mais Sabor

Endereço: Rua Pe. Júlio Marin, 1044, Água Santa – RS, 99965-000

Telefone: (54) 9100-6701

 

Los Pampas Grill

Endereço: Av. Dário Roman, 567,  Água Santa – RS, 99965-000

Telefone: (54) 9. 8445-8030 – (54) 9.8444-0888

COMUNIDADES

Comunidade de Linha Fernandes

A comunidade de Linha Fernandes, está situada na linha divisória das terras de campo da fazenda Santa Cecília e a região do mato. Esta linha foi demarcada pelo engenheiro agrimensor Maximiliano de Almeida, quando da medição das terras para colonização. É uma linha reta que parte do Rio Santo Antônio, em Santa Cecília e vai até quase o Rio Carreteiro, na altura da capela do Faxinal. Esta Linha era chamada de Picadão o que deu nome ao lugar.

Comunidade de São Marcos

A comunidade de São Marcos situa-se a oito quilômetros da sede da paróquia. Formada por várzeas e terras dobradas. As terras eram férteis e cobertas de matas com pinheiros e madeira de lei e muito bem servida de água.

Comunidade de São Roque

A Comunidade de São Roque, nome herdado do santo padroeiro, situa-se a três quilômetros de Água Santa, na estrada que conduz desta cidade à cidade de Santa Cecília. É formada por terras dobradas no sul da capela e mais planas e onduladas quando se olha para o norte. As terras são férteis e muito produtivas. Eram cobertas de matas com madeira de lei e pinheiros.

Comunidade de São Miguel

A comunidade de São Miguel é formada por coxilhas ondulantes, outrora cobertas por mata virgem, soberbos pinheiros e madeira lei, servido de água abundante. A capela de São Miguel é a mais antiga da paróquia e talvez da região.

Comunidade do Rio Carreteiro

A comunidade do Rio Carreteiro localiza-se a nove quilômetros de Água Santa, às margens do rio e da estrada, agora asfaltada, que vai de Tapejara a Passo Fundo. O terreno é ondulado, formado por belas coxilhas e é muito fértil.

Comunidade do Gramado do Erval

A comunidade do Gramado do Erval está em cima da cordilheira que a separa da comunidade de São Roque. É uma região rica em erva-mate, antigamente coberta de pinheiros e matas. O lugar é chamado de Gramado do Erval porque, no meio do mato, havia um descampado, um campestre.

Comunidade do Rincão do Campo

A Comunidade do Rincão do Campo situa-se a seis quilômetros de Água Santa, nas ribanceiras do Rio Carreteiro. É uma região de terras férteis, formadas por coxilhas suavemente onduladas e grandes várzeas ao longo do Rio Carreteiro.

Comunidade de São Caetano

A comunidade de São Caetano está localizada a seis quilômetros de Água Santa. É banhada pelo Rio Carreteiro e o terreno é bastante dobrado, principalmente ao longo do rio. Nesta comunidade tem uma bela cachoeira, de uns trinta metros de altura, no passado foi explorada e trabalhada para a instalação de uma usina hidrelétrica.

Comunidade da Gruta

Nesta comunidade situa-se a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, um local sagrado para o povo desta terra.  Na gruta suas águas milagrosas brotam das fendas de uma rocha, na barranca de uma sanga, é conhecida desde os anos de 1890.

Comunidade do Faxinal

A comunidade do Faxinal era rica em terras cobertas por matas e pinhal. Em seus primórdios era dividida por duas realidades, uma onde os moradores tinham situação econômica razoável e a outra onde havia moradores pobres que chegaram a essa comunidade sendo expulsos de suas terras.

Comunidade de São Miguel do Carreteiro

A comunidade de São Miguel do Carreteiro já foi maior na época das serrarias. É situada ás margens do Rio Carreteiro à BR 285.

Comunidade de Santo Antônio dos Pinheirinhos

A comunidade de Santo Antônio dos Pinheirinhos localiza-se a 14 quilômetros de Água Santa. O nome da comunidade foi sugerido pelo Pe. Antônio Minikowski porque a região tinha muitos pinheiros de recorte.

 

Comunidade de Santa Rita

A comunidade de Santa Rita esta situada entre o Rio Carreteiro, as terras férteis e baratas atraíram os colonos que fizeram morada nessa comunidade. Fica a dez quilômetros da cidade de Água Santa.

Comunidade do Engenho Grande

Localizada a quinze quilômetros da cidade de Água Santa, o nome dado a essa comunidade originasse de uma grande serraria montada bem no centro da comunidade. A comunidade é cortada pela estrada que conduz de Água Santa à BR 285, na altura do Mato Castelhano.

PONTOS TURÍSTICOS

Água Santa faz parte da Rota das Araucárias, roteiro turístico focado na cultura deixada pelo tropeirismo no final do século XVIII, e nas culturas desenvolvidas com a chegada dos imigrantes italianos, alemães e poloneses provindos da Colônia Velha.

Os pontos turísticos do município são, em maioria, naturais. Diversas cachoeiras se localizam em território aguassantense, as quais atraem visitantes interessados em aproveitar as belezas da natureza. Além disso, o município foca também no turismo religioso, com a tradicional Romaria dos Agricultores na gruta Nossa Senhora de Lourdes que reúne anualmente os fiéis durante o mês de fevereiro. Recentemente o município tem investido em eventos tradicionalistas, como o Torneio Intermunicipal de Laço, evento de grande participação.

Destacam-se dentre os pontos turísticos:

Cascata de São Caetano

Localizada na comunidade de São Caetano, a cerca de 08 km da cidade. Uma bela cachoeira formada por três quedas de água que se juntam e formam um lago que se perde por entre a vasta mata formada nas suas margens. Um belo local aprazível para quem quer interagir com o verde e a natureza, várias espécies de aves e animais habitam o local.

 

Cascata de Gramado do Erval

Localizada na comunidade do Gramado do Erval, interior do município de Água Santa, a cerca de 04 km da cidade. A mais alta das cachoeiras encontradas no território água-santense, cercada por muito verde. Local próprio para o rapel. Ao lado da queda d’água encontra-se uma gruta formada na pedra, dentro da qual se encontram imagens religiosas que já atraíram ao local muitos religiosos. Da parede da gruta escorre água límpida e potável, e considerada santa por muitos católicos. Encontra-se no parque da cachoeira do erval, junto à área de camping e uma piscina de água proveniente do rio que forma a cachoeira.

 

Cascata da Reserva Indígena Carreteiro

Localizada na Reserva Indígena Carreteira, interior do município de Água Santa, a cerca de 5 km da cidade. Um belo local em meio a muito verde, propício para campings, com água potável canalizada. Os próprios habitantes da reserva preservam o local.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

A religiosidade também é marca fundamental do município, refletida na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Localizada na comunidade da Gruta, interior do município, a cerca de 2 km da cidade. Na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes é realizada anualmente a Romaria dos Agricultores, única no Brasil, que atrai fiéis de toda a região. Local aconchegante com barracão, mesas e bancos na área coberta e entre a mata, sanitários, churrasqueiras e água potável. Foi no local onde hoje se encontra a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que teve início o município e surgiu o nome “Água Santa”.

 

Agroturismo Park Capão de Mato

Localizado na Comunidade do Rio Carreteiro, a cerca de 4 km da cidade. Ótimo local para camping com piscinas de água tratada e com toboágua. Várias mesas e churrasqueiras se espalham por entre a mata que se encontra no local. O parque conta com chalés mobiliados que podem ser utilizados durante o ano todo. O parque apresenta ainda vários lagos para a prática de pesca, nos quais se encontram várias espécies de peixes (pesque e pague). A atividade de camping pode ser realizada durante o ano todo, independente da época. Contato: (54) 9.99813466

Mais informações sobre os pontos turísticos do nosso município podem ser obtidos na Secretaria Municipal de Desporto, Juventude e Turismo através do telefone (54) 3348-1080.